Desenho Universal da Aprendizagem

O desenho universal para a aprendizagem assenta em três princípios base, que suportam um conjunto de orientações para tornar as salas de aula mais acessíveis a todos os alunos.

 DUA

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA), é uma abordagem curricular que assenta  nos seguintes pressupostos:

  • planeamento intencional, proativo e flexível das práticas pedagógicas, considerando a diversidade de alunos em sala de aula.
  • A forma como cada aluno aprende é única e singular,
  • As práticas pedagógicas sustentadas no DUA oferecem oportunidades e alternativas acessíveis para todos os alunos em termos de métodos, materiais, ferramentas, suporte e formas de avaliação, sem alterar o nível de desafio e mantendo elevadas expetativas de aprendizagem.
  • Pretende-se, assim, identificar e remover as barreiras à aprendizagem e participação e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos.
  • A implementação de práticas pedagógicas em sala de aula tendo por base o DUA implica uma abordagem flexível e personalizada por parte dos docentes, na forma como envolvem e motivam os alunos nas situações de aprendizagem, no modo como apresentam a informação e na forma como avaliam os alunos, permitindo que as competências e os conhecimentos adquiridos possam ser manifestados de maneira diversa.

 

 

  

 

Princípio 1. Proporcionar múltiplos meios de envolvimento

Princípio 2. Proporcionar múltiplos meios de representação (“o quê” da aprendizagem)

Princípio 3. Proporcionar múltiplos meios de ação e de expressão (“o como” da aprendizagem)