Informação Projeto Job Shadowing
“Uma experiência a pensar o futuro”
Introdução
No final do ensino secundário os estudantes são confrontados com a necessidade de tomar uma decisão relativa à escolha de um percurso na formação profissional ou no ensino superior, constatando-se que muitos têm dúvidas relativamente às oportunidades futuras que se abrem a partir de cada uma das opções possíveis, em termos de saídas profissionais. Providenciar experiências que permitam aceder a informação sobre ocupações e carreiras é um enorme desafio num mundo em mudança que caracteriza as modernas sociedades ocidentais. A adaptação das pessoas às ocupações profissionais é um requisito fundamental para a criação de uma sociedade mais justa e equilibrada onde a todos seja permitido “to love and work in a meaningful way” (K.M. O´Brien). Acreditamos que o Job Shadowing, uma inovadora modalidade de exploração do mundo do trabalho e das profissões a implementar em contexto escolar, para alunos do 12º ano de escolaridade, terá um impacto positivo no desenvolvimento vocacional dos estudantes, nas atitudes de carreira bem como na perceção de auto-eficácia na tomada de decisão vocacional.
O que é o Job Shadowing?
Consiste na realização de experiências reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, por sombreamento, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo no seu próprio local de trabalho (a experiência realizar-se-á, preferencialmente, durante um período de férias letivas e o tempo de duração e tipo de atividades a acompanhar estará dependente das ofertas das instituições de acolhimento).
Destinatários
O projeto destina-se aos estudantes do 12º ano de escolaridade que se encontram a frequentar a escola no momento da sua implementação. A participação é livre e voluntária e no caso de estudantes menores a participação é condicionada pela autorização explícita por parte dos encarregados de educação.
Intervenientes
São intervenientes no projeto o Serviço de Psicologia e Orientação, os órgãos de gestão e administração escolar, os pais e encarregados de educação, a associação de estudantes, os professores, bem como profissionais e representantes de instituições e de empresas da comunidade educativa alargada.
A organização, coordenação e dinamização do projeto competem ao Serviço de Psicologia e Orientação em parceria com os docentes da escola.
Organização
O projeto inclui duas componentes essenciais: a experiência do Job Shadowing a que seguem momentos estruturados de expressão, reflexão e integração (os alunos participantes terão que elaborar um relatório escrito sobre a sua experiência e a oportunidade de se reunirem com a equipa coordenadora do projeto para uma reflexão em conjunto).
Estrutura
O projeto apresenta uma estrutura organizada em quatro partes.
A primeira é a fase de preparação da experiência de Job Shadowing, divulgação do projeto, caracterização dos estudantes, identificação das profissões que os estudantes gostariam de explorar, desenvolvimento de competências de pesquisa autónoma de informação sobre cursos, escolas e profissões, auto-conhecimento e a exploração de si próprios.
A segunda parte consiste na experiência de Job Shadowing, em que cada estudante individualmente ou em grupo concretiza a observação, por sombreamento de um determinado profissional no desempenho das suas funções, no seu próprio local de trabalho, durante um determinado período de tempo.
Na terceira parte realiza-se a avaliação das atividades de Job Shadowing e prepara-se uma sessão onde os estudantes são convidados a exprimirem e partilharem o que observaram durante a experiência Job Shadowing, passando também por uma reflexão sobre qual o significado do que observaram e o que aprenderam.
Finalmente é preparada uma exposição final da divulgação dos produtos do projeto, pelos estudantes participantes, a toda a comunidade educativa.
Despesas deste projeto
As despesas deste projeto decorrentes de transporte e alimentação são suportadas pelo estudante.
Como participar
Qualquer dúvida ou questão podes enviar um mail para rainhapensarfuturo@