Teatro

 

Horário Brevemente

O Grupo de Teatro da Escola Secundaria com 3º Ciclo Rainha Dona Leonor constituiu-se no ano letivo 2010/2011 e desde então tem mantido uma atividade regular. No seu repertório tem varias apresentações, 2 com base em textos não publicados - Fazedores de Sonhos e Verdes Anos escritos pela Professora Catarina Machado e 5 integradas no projeto Panos da Culturgest - Às Escuras de Davey Anderson (2013), Os Anjos Tossem Assim de Sandro William Junqueira (2014) e Só há uma Vida e Nela quero ter tempo para construir-me e destruir-me de Pablo Fidalgo Lareo (2015), Aos Poucos de Tina Satter (2016) e Dicionário de José Maria Vieira Mendes (2019). A apresentação Às Escuras foi a primeira participação no Panos e valeu ao grupo a possibilidade de se apresentar no palco da Culturgest.

Ao longo destes anos, o Grupo de Teatro tem mantido, também, uma ligação estreita com o Teatro Nacional Dona Maria II, sendo habitualmente convidado para os ensaios gerais das suas diversas apresentações. Na sequência desta parceria, no ano letivo 2011/212, o grupo de teatro acompanhou o processo criativo da peça A Paixão segundo Eurico a partir do romance de Alexandre Herculano, Eurico, o Presbítero, com coordenação de Cristina Carvalhal.

Encenámos a Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente, nos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. E em 2018/2019 voltamos a trabalhar textos do Panos – Dicionário de José Maria Vieira Mendes e em 2019/2020, O sentido da Vida de Dulce Maria Cardoso.

Somos um grupo que aposta na partilha de ideias e na construção criativa coletiva. Está sempre aberto à entrada de novos elementos que se entreguem à criação de produções inovadoras.

Nos últimos anos procuramos trabalhar um texto de forma a construir um espetáculo no final do 2º Período.

A Coordenadora,

Professora  Conceição Pedro