Grupo de Flamenco AERDL

 FLAMENC’AERDL

Flamenc'AERDL, um projeto de todos para todos, com início em abril de 2024

 Enquadramento

O AERDL é composto por seis estabelecimentos de ensino: quatro escolas do 1.o ciclo, duas das quais com jardim de infância integrado; uma escola com 2.o e 3.o ciclos e uma escola com 3.o ciclo e secundário, a escola sede. Situa-se na freguesia de Alvalade, que se caracteriza por uma diversidade de grupos socioeconómicos.

Um dos grandes desafios do agrupamento tem sido a inclusão dos alunos da comunidade cigana, com uma forte presença no agrupamento, pois os mesmos apresentam, à semelhança do que acontece a nível nacional e internacional, um reduzido índice de aproveitamento escolar, em grande parte resultante do elevado absentismo e abandono escolar precoce. Nos anos letivos 2021/23 e 2022/23, com base no plano 21-23 Escola +, implementou-se o projeto Turma Extra , onde os alunos com mais dificuldade e numa faixa etária muito desajustada ao ano de escolaridade frequentado, saíam da sua turma em algumas disciplinas e iam para a Turma Extra, onde, sempre que possível, dois professores em coadjuvação prestavam um acompanhamento mais individualizado, focado na recuperação de aprendizagens, com vista ao reforço da motivação e autoconfiança do aluno, criando ambientes positivos de trabalho.
Conseguiu-se desta forma que alguns dos alunos terminassem finalmente o 2.o ciclo, mas não se conseguiu criar neles um gosto natural pela escola, pelo que os resultados ficaram aquém do expectável.

O projeto de guitarra, inicialmente concebido a pensar nos alunos da comunidade cigana, não teve a adesão destes, o que no nosso entender se ficou a dever ao facto de não serem acordes de guitarra flamenca. Não dispondo internamente de mais recursos, confrontamo-nos com a necessidade do apoio de outros parceiros para a alocação de recursos, nomeadamente humanos, que permitam operacionalizar este novo projeto que consideramos ser uma mais-valia, uma vez que fomenta valores de cidadania e boa vizinhança, contribuindo para uma sã convivência não só na escola, como na freguesia de Alvalade.

Objetivos

  1. Promover valores para uma cidadania ativa junto dos residentes na área envolvente da escola/moradores do Bairro das Murtas, consciencializando-os dos seus direitos e deveres;
  2. Fomentar a coesão social e contribuir para uma melhor coabitação junto dos residentes na área envolvente da escola /moradores do Bairro das Murtas; 
  3. Promover junto das famílias da comunidade cigana uma imagem positiva da escola; 
  4. Incentivar a proximidade e o respeito por valores culturais diferentes, criando relações de confiança entre a escola e a comunidade cigana e vice-versa; 
  5. Promover a assiduidade e reduzir o risco de abandono escolar;
  6. Promover o diálogo intercultural, a cooperação positiva e a articulação entre a comunidade cigana e a escola;
  7. Fomentar a integração grupal e intercultural;
  8. Estimular o sentido de pertença ao agrupamento/escola;
  9. Promover valores como respeito e responsabilidade através da música e da dança;
  10. Tornar as artes mais acessíveis, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.

 

Público-alvo/Destinatários

Todos os alunos da Escola Básica Eugénio dos Santos e alunos da comunidade cigana das restantes escolas do agrupamento, mediante inscrição.

Recursos Humanos

Um Professor de Guitarra Flamenca: Paulo Croft
Uma Professora de Dança Flamenca: Claúdia Pargana

 

Recursos Técnicos/materiais


Ludoteca da Escola Eugénio dos Santos
Instrumentos, financiado pelo AERDL:

  • 2 cajon/percussão 
  • 1 prato e tripé

Vestuário feminino, financiado pela Junta de Freguesia de Alvalade:

  • sapatos flamencos
  • saias flamencas
  • blusas de espetáculo/apresentação

Vestuário masculino, financiado pela junta de freguesia:

  • camisas de espetáculo/apresentação

Remuneração dos Professores, a cargo da junta de freguesia de Alvalade:
Uma sessão de 2h por semana numa fase inicial, num horário que abranja o maior número de alunos e de acordo com a disponibilidade dos professores.

Operacionalização


Divulgação
2 sessões motivacionais
Inscrições mediante um regulamento de admissão, para um máximo de 10 rapazes e 15 raparigas.
O encaminhamento para o papel de cada aluno no grupo é feito pelos Professores, de acordo com o interesse e aptidão dos alunos (dança, guitarra, canto ou acompanhamento rítmico, entre outros).
Este projeto só é possível estabelecendo uma parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade, pelo  menos com vigência até ao final do ano letivo 2023_2024 e em caso de sucesso dar continuidade no próximo ano letivo.

  • Teoria:
    • Composição musical;
    • Composição coreográfica;
    • A cultura do flamenco e as suas influências em Portugal e no Mundo;
    • Estrutura do flamenco e a sua árvore genealógica;
    • Investigação dos artistas mais relevantes da história do flamenco;
    • Investigação da origem do povo cigano;
  • Prática:
    • Aprendizagem dos instrumentos (guitarra, cajon, e outros instrumentos de percussão); 
    • Orientação rítmica no canto e nas palmas;
    • Aprendizagem de passos específicos do ritmo proposto; 
    • Composição de coreografias.

Compromisso:
Com as aulas de música e dança pretendemos despertar a atenção dos alunos da comunidade cigana, de forma a motivá-los com algo com que se identificam, e em contrapartida exigir que melhorem significativamente a sua assiduidade e consequentemente o sucesso que permitirá a sua progressão nos estudos, sem que isso comprometa a sua identidade.
Pretendemos ainda que os alunos, quando preparados, realizem apresentações ao público que dignifiquem a Escola, o bairro, os parceiros envolvidos e a comunidade cigana.

Parceiro:
Junta de Freguesia de Alvalade

As professoras:
Conceição Ganhão
Sónia Pombeiro
22 fev 2024
Escola Eugénio dos Santos
AERDL