Riscos

1 – Risco Sísmico

Um sismo é uma vibração brusca da superfície terrestre. É o resultado de movimentos das placas litosféricas ou da actividade vulcânica.

O local onde é gerado denomina-se foco sísmico ou hipocentro. O epicentro fica em linha reta na superfície, sendo o local onde o sismo é aqui sentido com maior intensidade.

 

hipocentro

O hipocentro ou foco e o epicentro de um sismo

A maior parte da atividade sísmica gera-se nos limites das placas litosféricas que constituem a crosta terrestre. Consoante o seu movimento, formam-se zonas de fronteiras de placas que podem ser:

- convergentes

- divergentes

- transformantes

Ver aqui:Teoria da deriva continental, as placas litosféricas e os seus sentidos de deslocação

Para quantificar um sismo existem duas grandezas: a magnitude e a intensidade. A magnitude está relacionada com a energia libertada por um sismo, enquanto os estragos causados indicam a sua intensidade. Assim, por cada sismo existe uma magnitude, mas várias intensidades: quanto mais longe do epicentro menores são os seus efeitos (intensidades), pois existe uma progressiva perda de energia.

A Escala de Richter indica valores de magnitude e a Escala de Mercalli os de Intensidade. Para mais informação sobre estas duas escalas, ver aqui: Como os terramotos são medidos?

A possibilidade de existir um sismo na cidade de Lisboa é real. Como a sua ocorrência não é previsível, é muito importante conhecer e divulgar as medidas de prevenção e os comportamentos mais adequados a tomar em caso de sismo.
tremor

Ver também aqui os documentos:

Conhecer para Prevenir: o risco sísmico na cidade de lisboa e as medidas de autoproteção Documento da CML

Informação sobre os sismos da Autoridade Nacional de Proteção Civil

Na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) podes consultar a atividade sísmica ocorrida no território português e no mundo nos últimos 30 dias. Coloca o cursor sobre uma ocorrência para obteres mais informação. Para saberes mais acede ao menu “sismos”.

  ipma

 Informação sobre a atividade sísmica: IPMA

 


2 – Risco de incêndio

Incêndios na Escola: como proceder? Informa-te para saberes como atuar em caso de incêndio na escola. Apesar de ser pouco provável, os incêndios na escola podem ter origem em curto-circuitos ou acidentes na cozinha do refeitório.
incendio

Ver também aqui:Informação sobre incêndios – documento da CML

Incêndios em casa: prevenção e autoprotecção

A maioria dos incêndios em casa dá-se devido a problemas com a rede elétrica, rede de gás ou fontes de calor. A cozinha é o local da habitação onde muitos incêndios têm origem.

Informa-te para saberes como atuar e prevenir um incêndio em tua casa.

Ver aqui: Prevenção de incêndios – documento da CML

Também existem regras muito importantes para melhorar a segurança de todos os habitantes de um prédio ou condomínio em caso de incêndio. Sabes quais são?


condominio

 

Ver aqui:Acidentes em Condomínios, prevenção e autoprotecção.

 


3 – Risco de inundação

Uma inundação pode ser originada por chuvas intensas; quando os rios alagam as suas margens; as ondas do mar invadem a terra; a neve derrete rapidamente e os diques ou barragens deixam de ter capacidade para reter mais água.


inundacao

Ver aqui como proceder em caso de inundação:

O risco de inundação em Lisboa – Documento da CML

 


4 - Risco de Tsunami

O termo japonês “Tsunami” significa “onda de porto” e designa as ondas gigantes provocadas por sismos submarinos, erupções vulcânicas, queda de meteoritos e deslizamentos para o mar de grandes placas de gelo e/ou de rocha. Devido principalmente aos sismos submarinos, existe em toda a costa portuguesa o risco de inundações do litoral provocado por ondas de tsunami, nomeadamente na costa do Alentejo e do Algarve.

 
tsunami

Ver aqui o folheto informativo sobre como proceder

em caso de sismo e provável ocorrência de tsunami.

Se tiveres alguma dúvida sobre as regras e procedimentos de segurança, dirige-te a um professor; também podes aceder à página da Autoridade Nacional de Proteção Civil onde encontras mais informação sobre os diversos riscos e as respectivas medidas de autoprotecção, como por exemplo: