Dia da Criança - 1 de junho - EB Rainha Dona Estefânia/Hospital

No Hospital Pediátrico Rainha Dona Estefânia tivemos uma semana repleta de atividades e muitas emoções. Assim, de 29 de maio a 2 de junho, os alunos da EB Rainha Dona Estefânia/Hospital tiveram oportunidade de participar em diversas atividades que foram acontecendo dentro e fora do edifício hospitalar. No jardim da Bia, participaram no atelier de marionetas, realizado pelas colaboradoras do Museu da Marioneta e no atelier de recorte e colagem, dinamizado pelo Museu Bordalo Pinheiro. na Sala de Apoio ao 2º/3º Ciclos e Secundário, decorreu também um atelier de instrumentos musicais, no âmbito do projeto Música nos Hospitais.
Na Sala de Conferências Lia Gama, com o Circo da Física, dinamizado pelos alunos do Instituto Superior Técnico, tiveram oportunidade de realizar diferentes experiências. Também houve o atelier, "Há festa em Lisboa" orientado pela colaboradora do Museu de Lisboa.
Contámos ainda com a presença da professora de educação física do AERDL Cristina Antunes, que promoveu a presença do Sr. Ilídio Magueja, em representação da Associação de Coletividades do Concelho de Lisboa. Pelos corredores do Hospital os alunos, pais e professores, experimentarem diversos jogos tradicionais.
Deixamos assim um pequeno registo de uma semana enriquecida de experiências, alegria, colaboração, partilha e amizade.
IDA ao MERCADO - EB Rainha Dona Estefânia/ Hospital

A EB Rainha Dona Estefânia/ Hospital recebeu, uma vez mais, a visita do Museu de Lisboa, que dinamizou a atividade “IDA ao MERCADO".
Os alunos recuaram no tempo, à altura dos mercados de rua, onde se vendiam e trocavam produtos.
Através de diferentes materiais pedagógicos, os alunos “visitaram” um mercado, onde puderam adquirir produtos alimentares.
Cabaz Solidário - EB Rainha Dona Estefânia

Os alunos da EB Rainha Dona Estefânia apelaram ao espírito solidário dos colegas da EB Santo António e eles excederam as expectativas.
Os alunos do hospital quiseram fazer a diferença e conversaram com as Assistentes Sociais do hospital. Ficaram a saber que há bens essenciais que estão em falta, nas casas de alguns meninos. Por isso, meteram mãos à obra e escreveram uma cartinha aos colegas do 3.º Ano, da EB Santo António, apelando à sua sensibilidade e generosidade.
Todos juntos; alunos, famílias, professores e assistentes sociais, entraram nesta aventura e que feliz foi o resultado final!
Vejam as imagens e partilhem connosco o sentimento de gratidão!
“Marinheiros da Esperança” - EB Rainha D. Estefânia/Hospital

A EB Rainha D. Estefânia/Hospital e a Sala de Apoio ao 2o/3o Ciclos e Secundário, continuam a desenvolver o seu trabalho em parceria com as pediatrias do SNS, de Espanha e Itália, no âmbito do projeto “Marinheiros da Esperança”.
Desenvolvimento Sustentável é o tema presente e mais precisamente o objetivo 14 “VIDA NA ÁGUA”.
Pensando na preservação dos oceanos, dos mares e nos recursos marinhos para a sustentabilidade do planeta, os alunos fizeram um tambor. As imagens recolhidas durante a atividade serão trabalhadas digitalmente por alunos da Universidade de Aveiro, parceira no projeto.
Criativamente a retratar um Presidente - EB Rainha Dona Estefânia

No dia 26 de abril, o Museu da Presidência da República, veio até à EB Rainha Dona Estefânia e trouxe-nos a Oficina Pedagógica “Criativamente a retratar um Presidente”.
Bordalo, que tens para nos contar? - EB Rainha D. Estefânia/Hospital

Os alunos da EB Rainha D. Estefânia/Hospital tiveram mais uma atividade dinamizada pelo Museu Bordalo Pinheiro.
A partir da obra de Luísa Ducla Soares “BORDALO QUE TENS PARA NOS CONTAR?” e depois de ouvirem a história “A tartaruga e a rã”, os alunos escreveram o final da história e ilustraram o conto.
Dia Mundial da Obesidade - EB Rainha Dona Estefânia/Hospital

A EB Rainha D. Estefânia/Hospital comemorou o Dia Mundial da Obesidade (3 de março), com uma oficina pedagógica de expressão artística, dinamizada pelo Museu Bordalo Pinheiro. A partir da observação de imagens sobre a obra do pintor, relacionadas com alimentos, falou-se da importância de uma alimentação saudável. Através do desenho, colagens e pintura, os alunos escolheram alimentos saudáveis que queriam no seu prato.
Museu da Presidência da Répública - EB Rainha Dona Estefânia/Hospital

No âmbito do Programa MUSeA – Museu em Ação, a EB Rainha Dona Estefânia/Hospital iniciou uma parceria com o Serviço Educativo do Museu da Presidência da República.
Este museu pretende ser um centro de conhecimento sobre a História da República Portuguesa, contribuindo para o exercício de uma cidadania ativa, através de uma programação diversificada e relevante para a comunidade, assente nos valores da Cidadania, da Memória, do Conhecimento, da Responsabilidade Social e do Diálogo Intercultural.
No dia 28 de fevereiro decorreu na escola uma Oficina Pedagógica/Atelier de Artes Plásticas “Como se faz uma bandeira”.
Carnaval - EB Rainha D. Estefânia/Hospital

Os alunos da EB Rainha D. Estefânia/Hospital receberam a visita de dois artistas circenses, que alegraram o seu dia e de todas as crianças internadas no hospital.
O leão que temos cá dentro - EB Rainha D. Estefânia/Hospital

A atividade decorreu no âmbito da parceria entre a EB Rainha D. Estefânia/Hospital e a Associação Coração Amarelo. Um voluntário sénior, através de videochamada, apresentou a obra literária “O leão que temos cá dentro”, de Rachel Bright.
Museu de Lisboa - Mestre de Obras

A EB Rainha Dona Estefânia/ Hospital, continua a sua parceria com o Museu de Lisboa e tivemos mais uma sessão-oficina, em que os alunos se tornaram mestres de obras e aprenderam a construir um teatro, um templo e muitos outros edifícios, como faziam os lisboetas há 2000 anos.
O Pássaro da Alma - EB Rainha Dona Estefânia/Hospital

No âmbito da ação de formação “Estratégias de gestão da sala de aula e sua repercussão na promoção do bem-estar e da saúde mental dos professores e alunos”, desenvolvemos com os
alunos EB Rainha Dona Estefânia/Hospital o projeto “Gestão das emoções e regulação emocional”.
Ler Faz Bem à Saúde - EB Rainha D. Estefânia/Hospital

Aqui, na EB Rainha Dona Estefânia/ Hospital, “Ler Faz Bem à Saúde”, é o nosso lema e o tema do nosso projeto.
Para isto tudo ficar completo, contamos com algumas ajudas!
Assim, a história do "Nabo Gigante" foi lida à aluna Mari, pela representante no Conselho Geral da Comunidade Local, Sra. Engenheira Celeste Nogueira, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
O cuquedo e o amor que mete medo - EB Rainha D. Estefânia/Hospital

A atividade decorreu no âmbito da parceria entre a EB Rainha D. Estefânia/Hospital e a Associação Coração Amarelo.
Um voluntário sénior, através de videochamada, apresentou a obra literária “O Cuquedo e um amor que mete medo”.
Para além de ouvirem ler uma história, crianças e adultos juntam-se numa simbiose intergeracional, onde a partilha, respeito e admiração, são valores que se fortalecem.
Livro digital elaborado pelos alunos da EB Rainha D. Estefânia/Hospital e das turmas de 2.º Ano de Escolaridade do Agrupamento

Livro digital elaborado pelos alunos da EB Rainha D. Estefânia/Hospital e das turmas de 2.º Ano de Escolaridade do Agrupamento, tendo contado também com a participação dos enfermeiros Carolina Mesquita e David Loura, do Serviço 2.2, do Hospital Rainha D. Estefânia, que dão voz aos personagens Estefânia e João
Hora do Conto

De uma parceria estabelecida entre a EB Rainha D. Estefânia/Hospital, a Junta de Freguesia de Arroios e a Associação Coração Amarelo, nasceu a Hora do Conto, integrada no Projeto de Leitura “Ler Faz Bem à Saúde”.
Mensalmente, uma pessoa mais “velha”, voluntária da associação lê um livro para os nossos alunos.
No dia 19 de maio aconteceu mais uma sessão online e pela nossa sala entrou o “Frederico”, do autor Leo Lionni. Uma história delicada e sensível que nos fala do ratinho Frederico e da importância que é colher raios de sol, cores e palavras.
No final, inspirados pela leitura, foram realizados alguns trabalhos de expressão artística.
Hospital da Bonecada

Na semana de 30 de maio a 3 de junho, a inspiração foram as crianças; como tal, antecipámos o seu dia, 1 de junho e tivemos uma semana repleta de emoções. A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa trouxe até à EB Rainha D. Estefânia o Hospital da Bonecada, desmitificando o medo perante alguns atos clínicos que por vezes podem apresentar sentimentos de receio, em particular por causa da dor que poderão sentir! Neste dia os nossos alunos foram médicos e enfermeiros e tudo correu às mil maravilhas!
Operação Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho é uma Instituição de Solidariedade Social, oficialmente constituída no dia 4 de junho de 2002.
Tem como propósito assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais.
Garantem visitas hospitalares semanais, durante 42 semanas por ano, aos 17 hospitais abrangidos pelo programa.
A equipa de artistas é constituída por 33 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 16 profissionais.
E tudo começou há 20 anos, aqui no Hospital Pediátrico Rainha D. Estefânia!
Trono de Santo António - EB Rainha D. Estefânia

Este ano a EB Rainha D. Estefânia agarrou o desafio e participou na decoração de um trono de Santo António. O trabalho foi árduo e teve muitas horas de pesquisa. Todos quiseram saber mais sobre o Santo Casamenteiro. Para executar o trabalho utilizaram material reciclado, oferecido pela comunidade local, nomeadamente tecidos e papéis! Agarraram nos materiais e nas ideias e meteram mãos à obra. Com cola, tesoura, pincéis e tintas deram forma ao trono que irá ficar exposto no Conselho de Administração do Hospital, para que todos o possam apreciar.
EB Rainha D. Estefânia/Hospital - Dia do Livro Português

No dia 28 de março celebrámos o Dia do Livro Português com uma atividade de leitura, realizada através da plataforma ZOOM e dinamizada pela Betweien. Com esta atividade pretendeu-se incentivar os alunos a adquirirem hábitos de leitura, através de uma viagem pelo mundo das LETRAS, de forma dinâmica, divertida e cheia de música. Com recurso à dramatização e à música, os alunos entraram numa aventura, onde puderam aprender as regras simples de acentuação, conhecer as vogais, as consoantes, as letras maiúsculas e minúsculas. Esta atividade foi desenvolvida nas enfermarias.