Diferentes géneros musicais atuam produzindo diferentes estados emocionais em quem os canta e em quem os ouve. A música tem real impacto nos comportamentos. Pode por um lado inspirar generosidade, placidez, maior nobreza de sentimentos, mas, por outro lado, poderá igualmente suscitar exasperação, agressividade. É uma questão de diferente combinação de ritmos, cadências, batidas, com diferentes sonoridades….
A música também nos faz expressar sentimentos, emoções, não raro difíceis de explicar por palavras.
William K. Kilpatrick, autor de“ Why Johnny Can’t Tell Right from Wrong and what you can do about it ” defende que músicas com substância interna, que ultrapassam o desgaste das épocas e atravessam gerações, têm um valor educativo adicional, porque, para além de serem um legado cultural a apreciar e transmitir, tornam-se espaços de reunião e podem inspirar pela positiva o ethos pessoal e o da comunidade onde são repertório habitual.
Do repertório do nosso Grupo Coral fazem parte alegres clássicos de Natal, como Silent Night, God rest ye Merry Gentlemen, Joy to the World, Happy Birthday Emmanuel, algumas versões simplificadas de conhecidos espirituais negros como I’ve got peace like a river, Down by the Riverside, Oh When the Saints, He’s got the Whole World in His Hands, ou temas Gospel como This little Light of Mine, Every Praise e o conhecido Oh Happy Day na versão da nossa escola. Amazing Grace, paradigmático do combate, liderado por William Wilberforce no Parlamento Britânico, contra o tráfico de escravos é um dos nossos temas centrais, na versão tradicional e na versão recente do filme com o mesmo nome.
Grupo Coral existe na Escola RDL desde 2009/10 sob a coordenação da Professora de Inglês/Alemão Teresa de Jesus Fernandes, formadora creditada nos domínios da Inovação Educacional, Projetos Educativos e Didática Específicas do Inglês e do Alemão.
O Grupo Coral foi lançado visando trazer até aos nossos jovens alguns temas do reportório musical clássico em língua inglesa, ilustrativo nomeadamente do legado cultural de celebração de épocas anuais e de momentos decisivos da identidade histórica marcante de países falantes do Inglês.
Contando de novo com a colaboração musical do Maestro Ançã, ex-aluno do nosso agrupamento, os objetivos contemplam, para além das habituais competências de amadurecimento psicoafetivo e de desenvolvimento de aspetos de uso da língua inglesa, também, cumulativamente, a aprendizagem de técnicas vocais de aquecimento e de melhoria de voz.
O Grupo Coral RDL-ES procura portanto:
- contribuir para o aperfeiçoamento de aspetos de entoação/ pronúncia em Inglês, com alargamento do espetro vocabular e da sensibilidade musical face a temas de repertório clássico do universo cultural anglo-americano;
- desenvolver a capacidade de interajuda, de assumir corresponsabilidade, bem como o hábito de ter compromissos individuais/em grupo e deles prestar contas ;
- promover crescente à vontade e confiança no estar em público, com atitude de seriedade;
- promover a prática vocal em grupo, desenvolvendo a memória auditiva individual, em português e em textos de celebração cantados em alemão, francês, ou latim, ou.... ;
- congregar esforços, se possível, entre alunos de várias faixas etárias, também de várias escolas do agrupamento, visando-se realizações públicas em momentos de apresentação comum, podendo integrar convidados exteriores à comunidade escolar;
- proporcionar um conjunto de experiências em comum nos ensaios, em saídas ou apresentações, com registos fotográficos ou vídeo, que ajudem ao amadurecimento do caráter, a nível pessoal e social, e à criação de uma história coletiva com boa qualidade nos relacionamentos.