Plano de Evacuação


saidas

Localização das saídas de evacuação e do Ponto de Encontro

Durante o Exercício de Evacuação devem ser cumpridas as seguintes regras ao ouvir-se o sinal de alarme (toque de campainha prolongado do sistema de alarme):

  • Os alunos deverão sair da sala em fila indiana liderados pelo “chefe de fila” (o delegado de turma ou o subdelegado, seu substituto), na direção da seta verde afixada em frente à porta, em passo apressado.
  • O Professor mantém a porta aberta durante a saída de todos os alunos, sendo o último a abandonar a sala. Fecha a porta, seguindo depois na cauda da coluna – “cerra-fila”.
  • Ninguém deve permanecer junto das portas de saída e em caso algum se deve permitir que os alunos voltem atrás.
  • Em fila indiana, utilizar o percurso mais curto até à saída do edifício, aceitando as indicações dos “sinaleiros” (Auxiliares e/ou Professores).

Dirigir-se ao Ponto de Encontro (pátio da escola), pelas saídas indicadas, mantendo-se as turmas reunidas em grupo coeso, suficientemente afastadas dos edifícios e sempre acompanhadas pelos respetivos professores.

 

  • Ninguém deverá abandonar o Ponto de Encontro até indicação da Equipa de Segurança que comprovará junto de cada Professor, responsável pelos seus alunos, se estão todos presentes.
  • Após a confirmação da completa evacuação dos edifícios, a Diretora dará por concluído o exercício de evacuação, regressando todos os participantes às salas de aula pelos percursos antes utilizados.

Ver aqui o vídeo: “Evacuação de uma escola em situação de emergência” (Departamento de Proteção Civil – Câmara Municipal de Lisboa)