Pegada Ecológica/Pegada Demográfica

“A história da Céu” é uma construção narrativa que resultou do trabalho desenvolvido no passado ano letivo no âmbito do Projeto “Pegada Ecológica/Pegada Demográfica”, em parceria com o ISCTE.

Este projeto envolveu diretamente duas turmas de diferentes níveis de ensino: a turma do 2º A da Escola Básica do Bairro de S. Miguel e uma turma do 2º ano do Curso de Sociologia, disciplina de Demografia do ISCTE.

O conteúdo do fio narrativo da história reflete algumas descobertas que atravessaram o conhecimento sobre o nosso território na dupla dimensão humana e património natural. Por outro lado, acompanha a preocupação com a crescente desertificação e envelhecimento da população do interior (Portalegre) e os desafios presentes no crescimento dos grandes centros urbanos (Lisboa).

“A história da Céu”, de matriz ambiental tinha já um “corpo”: as vozes e ilustrações das crianças que acompanharam a exposição/apresentação à comunidade educativa envolvida realizada no final do ano letivo transato e que decorreu nas instalações do ISCTE.

A “Viagem” que foi possível realizar já no presente ano letivo contemplou 3 sessões oficinais que decorreram em sala de aula com a orientação de Francisco Lança representou um salto significativo na disseminação do projeto. Mas sobremaneira ao sublinhar a experiência de realizar um filme de animação com as próprias crianças, ampliou o sentido da aprendizagem na Escola/Vida, enriquecendo as competências de criatividade e autonomia dos alunos envolvidos.

Animação: